Podemos afirmar que tradiçăo e progresso caracterizam região virada para o Atlântico… Leça da Palmeira situa-se na foz do rio Leça e é privilegiada pela frente de mar. Leça da Palmeira e Matosinhos vivem em simbiose perfeita sendo atualmente uma única freguesia.

Originalmente uma tradicional região piscatória é hoje o principal porto de pesca do país beneficiando toda uma indústria envolvente. Os principais polos de desenvolvimento económico da região são o Porto comercial de Leixões, a refinaria da Petrogal e a Exponor, onde se realizam grandes eventos internacionais. A sua proximidade com o Aeroporto Sá Carneiro, também contribui para um desenvolvimento ativo do rumo empresarial em toda a região. O Santuário do Senhor Bom Jesus é o principal monumento da cidade a par com as praias de Leça, juntamente com os seus edifícios de elevado valor artístico como as obras do arquitecto Siza Vieira (o Salăo de Chá e a Piscina das Marés), o Farol da Boa-Nova, a marina de Leça, a Quinta da Conceiçăo, a Quinta de Santiago e o Forte de Nossa Senhora das Neves.

Contudo a verdadeira alma da cidade é o mar. As águas frias do Oceano Atlântico com a sua respiração fresca, a disputa das gaivotas e o constante burburinho do mar ficam gravados para sempre nos corações dos habitantes locais e turistas que por cá passam.

Que fazer em Leça da Palmeira?

Apanhar sol na praia ou surfar, almoçar ou ler um livro ao sussurro do mar. Cada um descubra a magia desta cidade à sua maneira. E se tiver tempo livre sugerimos que passeie um pouco pela zona e encontre algumas das pérolas escondidas de Leça da Palmeira.

Como já anteriormente referido, uma das mais afamadas piscinas de Leça da Palmeira é a Piscina das Marés, concebida pelo arquiteto Siza Vieira, criador do famoso Salão de Chá da Boa Nova, também situado em Leça da Palmeira, ao lado do Farol da Boa Nova, o segundo maior de Portugal.

A Gare marítima de passageiros é a principal porta de acesso para inúmeros turistas que, em cruzeiros ou iates particulares, visitam esta região oriundos de regiões distantes.

As praias de Leça da Palmeira e a sua marginal são um dos locais de descanso preferido dos habitantes da região. Aqui vai encontrar praias de qualidade, com o sol refletindo no mar, zonas rochosas que protegem os que procuram privacidade dos olhares alheios e a água salgada do Oceano Atlântico. Se é adepto de um passatempo ativo, a cidade pode proporcionar-lhe uma experiência inesquecível de surf, pesca desportiva, mergulho amador ou passeio marítimo em barco. As escolas de surf, o Clube Naval de Leça, cursos de mergulhos são algumas apenas algumas opções.

Para repor a energia, os restaurantes de Leça da Palmeira oferecem os menus mais variados. Os esperados peixes e mariscos, carnes e comida vegetariana, snack-bares, cafés, bares e pastelarias. Claro que lhe sugerimos uma visita ao nosso espaço Cachorro do Mar que se situa na frente de mar com uma deslumbrante vista sobre este oceano que é o nosso.

Leça da Palmeira é também uma excelente opção para se usufruir pela noite dentro, proporcionando o convívio entre pessoas de diferentes idades acompanhadas de um bom cálice de vinho do Porto a ouvir boa música…

Os dois maiores centros comerciais da zona do grande Porto, o Norteshopping e o MAR Shopping ficam a poucos quilómetros de Leça da Palmeira, onde poderá encontrar as suas marcas preferidas, proporcionando uma experiência de compras muito agradável.
Leça da Palmeira tem tudo. Basta ter vontade de o descobrir.